quarta-feira, 10 de março de 2010

Um livro é...

 

"Um livro faz uma criança feliz."- Jessica Bexiga e Lara

"Um livro faz as crianças sonharem." – Solange Rodrigues

"Um livro permite-nos aprender."- Maria Setúbal

"Quando leio um livro sinto liberdade e muita imaginação". - Marta Aldeano e André Santos

"Um livro serve para ler."- Diogo Barroso

"Um Livro é um amigo." – Raquel e André Castro

"Um livro faz-nos aprender novo vocabulário". – Ruben e Simão

"Quando um livro não tem ilustrações nós podemos imaginar as imagens." – Margaryta

"Quando lemos um livro fazemos uma viagem." – Filipa e Ana Catarina

"Os livros Contam-nos histórias." – Rafael.

"Quando leio um livro sinto-me a personagem principal." - Duarte

ALunos da Turma 4ºA

A Cidade dos Livros
Certo dia, numa cidade longe da nossa, chamada Cidade dos Livros, as pessoas tinham casas com livros, camisas com textos, flores que davam livros, até os bebés logo que nasciam sabiam ler.
Um dia um camponês foi à cidade dos livros e perguntou:
- O que é um livro?
Um menino que ouviu disse espantado: - Um livro é um pedaço de cartão com muitas folhas que tem palavras e é uma fonte de aprendizagem e diversão. Tu não conheces livros? Na tua cidade não há livros?
- Não!...
- Então eu vou ensinar-te tudo o que sei.
- Um livro tem fantasias que tu podes imaginar. Dá-te sabedoria ao mesmo tempo que te diverte.
Quando o camponês foi embora levou com ele um milhão de livros de vários tipos para mostrar aos amigos. E desde então toda a gente adora ler!
Bárbara, Inês e Frederico
 
Poema ao Livro
Para mim um livro é
uma fonte de sabedoria e diversão
e quando dou por mim estou a imaginar
no meu coração um grande dragão.
 
Para mim um livro é
como um sonho de encantar
e quando o acabo de ler
dá-me vontade de escrever.
 
Um livro para mim é
uma história sem fim
e ao acordar
esse livro vou relembrar.
 
E por fim, assim como eu digo
este livro que a imaginação puxou
tanto nos ensinou
e assim acabou a história do avô.
Márcia, Rui, Rodrigo, David e Rebeca.
 
Alunos da Turma 4ºB

Ler é...
Ler é escrever
o que imaginamos;
é aprender,
ter muitos amigos para conhecer.
Ler é explorar
um livro de encantar
e ter pena
do livro acabar.

ler é sonhar
com os livros
sobre o mar
e as ondas a cantar.

Ler é ter imaginação.

Um livro é um amigo.

Inês F.C., Inês C., Lara, Raquel e Daniel Duarte
Alunos da turma 2º/3º/4ºC








1 comentário: