terça-feira, 8 de junho de 2010

Desafio " O Carro a Pilhas"

O hipermercado Modelo convidou todas as escolas inscritas no concurso "Pilhas de Livros 2010" (a nossa escola entregou 12 pilhões completos, agradecemos a colaboração dos alunos e famílias!) a participarem no desafio do "Carro a Pilhas". Cada escola escolheu uma história ilustrada do Carro a Pilhas para a representar a escola neste desafio. A E. B. Salgueiro Maia enviou a história elaborada pela turma 2ºA em parceria com a Biblioteca Escolar. 
Carro Modelo a pilhas


Há muito tempo atrás, não sei bem quando, por obra da magia da leitura, um carro a pilhas foi autorizado pela fada da escrita a visitar o mundo real. Era um carro fantástico com poderes especiais que tinha como missão sensibilizar as crianças de todo o mundo para a importância da reciclagem de pilhas e acumuladores portáteis já sem uso. Para isso bastava que algum menino lesse a história onde vivia o carro a pilhas.


Um dia, estava um rapazinho a consultar pilhas de livros oferecidas num concurso dos hipermercados Modelo e Continente à sua Biblioteca Escolar quando se deparou com o desenho de um carro magnífico: era descapotável, com olhos nas rodas, tinha orelhas nas janelas e braços que saiam das portas automáticas. Tinha asas na parte da frente e um pára-quedas no porta-bagagem, no caso das asas se cansarem. O carro era azul e vermelho porque era um carro Modelo.


O menino interessado em saber mais acerca desta viatura leu a história que ilustrava e nesse momento o impossível aconteceu: saído do livro surgiu um carro a pilhas mesmo à sua frente que falava consigo. O carro contou-lhe que o seu tamanho era o suficiente para transportar pilhas, num recipiente próprio porque as pilhas usadas são muito tóxicas e tinha espaço também para levar as pessoas a fazerem compras no Modelo, como um táxi, usava por isso altifalantes para que soubessem onde ele estava.


O carro a pilhas Modelo convidou o menino a acompanhá-lo na visita a todas as escolas do país para que as crianças aprendessem e transmitissem às suas famílias que as pilhas e baterias sem uso quando são jogadas no lixo tornam-se um problema para o meio ambiente. Nos aterros e lixeiras ao ar livre elas libertam líquidos tóxicos que envenenam o solo, a água, as plantas, animais e a nós próprios. O Carro a pilhas Modelo e o menino estão a ser muito bem recebidos pelos estudantes e todos prometem ajudar na recolha de pilhas e acumuladores portáteis.


Esta missão está a ser um sucesso. A natureza sorri e agradece. Vamos todos participar nesta acção tão importante para a saúde de todos os habitantes deste planeta; sejamos um cidadão Modelo!

O aluno Gonçalo Varanda da referida turma foi o habilidoso ilustrador.

O verdadeiro Carro a Pilhas, criado pela artista plástica Joana Vasconcelos, irá visitar as escolas com as melhores histórias ilustradas.
Em Setembro serão divulgados os vencedores em:
http://www.modelo.pt/accoes-modelo/pilha-de-livros/o-carro-a-pilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário