quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

30 janeiro - DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

O dia Escolar da Não-Violência e da Paz foi uma actividade levada avante pelo pedagogo e poeta espanhol Llorenç Vidal. A comemoração, a partir de 1964, teve como primeiro objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma Educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Nesta data, 30 de janeiro (dia da morte de Mahatma Gandhi), procura-se também sensibilizar a comunidade escolar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos direitos humanos.
É importante impedir atitudes de racismo, discriminação, intolerância, violência e  interiorizar valores de cidadania.
 Sabemos que esta não é a tarefa de um dia, mas de todos os dias e, por isso, na nossa escola, ao longo da semana de 30 de Janeiro a 3 de fevereiro foi construída a “Árvore da Paz”.
Esta foi uma iniciativa da Biblioteca Escolar, que convidou todos a participar. A árvore foi  colocada à entrada da escola.





Obrigado pela colaboração!


- Paz é:
- dizer a verdade;
- evitar frases na negativa;
- respeitar os professores, colegas e auxiliares;
- ajudar os colegas quando precisam;
- empenhar-me no meu trabalho;
- respeitar as regras de segurança;
- aguardar pela minha vez de falar;
- brincar com cuidado;
- saber partilhar;
- Manter a escola limpa;
- manter a água do nosso planeta limpa;
- saber pedir desculpa quando magoas alguém;
- saber perdoar;
- sentir-me bem comigo e com os outros;
Paz é fazer novos amigos! - Alunos da E.B. Salgueiro Maia


2 comentários:

  1. Que bela iniciativa! É um tema que deve ser trabalhado desde cedo... Vou pedir à minha filha, aluna da pré, que faça um desenho!

    ResponderEliminar