quarta-feira, 30 de abril de 2014

Vinda do IGAC À escola

Dia 29 de abril, as turmas do 4º ano de escolaridade, receberam na Biblioteca Escolar quatro elementos da equipa "IGAC (Instituto Geral das Atividades Culturais) vai à Escola"
A sessão teve início com o visionamento de um powerpoint sobre as profissões onde existem autores, os seus direitos e os atos de pirataria, isto é, de privar os autores de serem recompensados monetariamente pelo seu trabalho. A pirataria pode ter penalizações.


 Na segunda parte da sessão, os alunos foram convidados a realizar uma obra da sua autoria, à escolha (desenho, poesia, letra de uma canção, ...)à qual teriam de dar um nome. A equipa do IGAC pediu aos alunos autorização para ficar com as obras, dizendo que iriam registá-los como autores e que posteriormente receberiam um diploma.
 

 Na terceira parte da atividade um dos elementos da equipa disfarçou-se de pirata que tentava vender os trabalhos dos alunos dizendo ser obras realizadas por si. Em seguida, outro elemento mostrou qual é o papel do IGAC e "desmarcarou o pirata" que teve como castigo devolver o dinheiro recebido aos autores. Foram assim oferecidos aos alunos e professores dois dobrões de oiro (moedas de chocolate). À Biblioteca escolar foram ofertados 3 DVDs.



 Os alunos demonstraram interesse sobre o tema, foram bastante participativos e com um tom de humor aprenderam acerca dos "Direitos de autor".
Obrigado equipa do IGAC, gostamos muito! 

Sem comentários:

Enviar um comentário