quinta-feira, 3 de março de 2016

“Juntos Vamos criar uma Internet Melhor” – Vinda do prof. João Torres à EB Salgueiro Maia

Para abordar o tema a segurança na Internet, a professora Bibliotecária convidou as turmas do 4º ano de escolaridade para uma sessão com o professor João Torres da ESE Setúbal /Ministério da Educação intitulada ”Vamos criar uma Internet Melhor”.
O nosso convidado iniciou a apresentação referindo inúmeras coisas positivas que podemos realizar com as tecnologias:
- Comunicar à distância;
- Jogar;
- Compor, tocar ou ouvir música, ….
Assistimos a alguns vídeos de youtubers, pessoas que publicam no Youtube, são seguidas por outras e que podem ganhar dinheiro com essa atividade.
O Professor João Torres referiu que o maior risco que corremos é ter receio de utilizar a Internet., mas temos que usá-la em segurança. Foi demonstrado a semelhança entre os perigos reais e os que ocorrem nas novas tecnologias.
Foram referidas algumas boas práticas para evitar problemas quando navegamos na net: atualizações, antivírus, usar senhas seguras (deve ter pelo menos 7 caracteres, letras maiúsculas e minúsculas e números, caracteres especiais e não ser muito simples e óbvia).
Foram referidos vários assuntos como o Cyberbullying, o anonimato, por vezes a falta de verdade, definições e ferramentas de privacidade nas Redes Sociais, a importância da participação da família nas experiências na Internet. Relembrou-se os alunos que também devem sair e brincar e que existe mais vida para além do computador.
No final resumiram-se os cuidados a ter na Internet e analisaram-se situações de perigo através de tiras de Banda Desenhada e“Alertas, o que farias?”

A sessão foi muito boa e esclarecedora. Obrigado Professor João Torres.




Sem comentários:

Enviar um comentário