quarta-feira, 27 de abril de 2016

Homenagem ao Capitão de Abril Salgueiro Maia

Dia 22 de abril, as turmas de 4º ano receberam na Biblioteca Escolar a ilustre visita do senhor José Manuel Pinto da Graça que fez parte da coluna de blindados que montou cerco no Terreiro do Paço no dia 25 de Abril de 1974, liderada pelo capitão Salgueiro Maia. Este senhor falou das suas experiências pessoais, como era a vida civil e militar no tempo do Antigo Regime, interagindo de forma dinâmica com as crianças e adultos que o escutavam. Mencionou que os alunos deviam dar valor e preservar a liberdade, afirmando que os "capitães de Abril" somos todos nós.




O nosso convidado ofertou, aos presentes um autocolante, um cravo e a letra da canção "Grândola, vila  morena" de Zeca Afonso, que cantámos em conjunto. As docentes da escola, como forma de agradecimento ofereceram-lhe fogaças de Palmela e vinho da região.





Em seguida todos os alunos da escola, pré-escolar e 1º Ciclo reuniram-se para a inauguração da pintura painel do Capitão Salgueiro Maia que contou com a colaboração dos alunos de todas as turmas e foi orientada pela artista plástica Dina Piçarra, a quem toda a comunidade escolar agradece. Este foi um desafio lançado pela Biblioteca Escolar para dar a conhecer o patrono da Instituição escolar e da Biblioteca.
Contamos com a presença do Presidente da Câmara, Presidente da Junta, elementos da Direção do Agrupamento e Associação de País.








Durante o mês de abril a Biblioteca Escolar  fez a animação dos contos "25 explicado aos mais pequenos" e "O Tesouro" onde deu a conhecer o significado do feriado do 25 de Abril de 1974 e o papel do Capitão Salgueiro Maia na Revolução de Abril através da sua biografia. Foi colocado à entrada da escola um pequeno painel com informações sobre este grande capitão de Abril.


Sem comentários:

Enviar um comentário